Creme de Ervilhas e Hortelã

IMG_6811.jpg

IMG_6798.jpg

Em continuação com o tema “a meteorologia não se decide” do último post, hoje trago-vos mais uma receita para aquecer a alma quando S. Pedro se cansa do bom tempo.

A minha (não muito grande) experiência diz-me que a ervilha não é um ingrediente unânime: ora se gosta muito ora se gosta pouco. Eu própria passei uma infância a torcer o nariz a estas bolinhas verdes, sendo que agora são dos meus acompanhamentos preferidos para frango estufado.

Assim, e apesar de cá em casa terem franzido o sobrolho, decidi fazer este creme de ervilhas e hortelã. Sou uma fã incondicional de sopas, principalmente destas mais cremosas e que nos enchem em todas as medidas. Esta, em particular, é uma boa opção para uma refeição mais rápida e saudável (ou então não, se fizerem como eu e a servirem com um fio de natas e bocadinhos de bacon por cima), mas que nos deixa bastante saciados.

Cá em casa, apesar dos não admiradores de ervilhas, acabei por conseguir converter um deles. Tendo em consideração que são apenas dois, dá para gritar vitória! E mostrar que vale a pena experimentar esta receita!

IMG_6803-2.jpg

Creme de Ervilhas e Hortelã

Ingredients

-500 g de ervilhas congeladas

-1L de caldo de legumes

-1 cebola média

-1 batata grande (mais ou menos 350g)

-1 mão cheia de hortelã

 

-Azeite q.b.

Directions

  1. Numa panela, aquece o azeite. Pica a cebola e coloca a alourar. Depois, adiciona a batata cortada em cubos e deixa cozinhar por 5 minutos.
  2. Adiciona o caldo de legumes e deixa cozinhar cerca de 10 minutos. Adiciona as ervilhas e deixa no lume por mais 5 minutos.
  3. Adiciona as folhas de hortelã e passa a sopa com a varinha mágica. Se estiver muito grossa adiciona mais caldo de legumes e, se gostares do sabor da hortelã, adiciona mais folhas da mesma. Prova e tempera com sal, a gosto.
  4. 4.Serve quente, com um fio de natas por cima e cubos de bacon acabados de cozinhar 🙂

IMG_6806.jpg

GuardarGuardar