Cheesecake Gelado de Frutos Vermelhos

Processed with VSCO with hb1 preset

A primeira vez que fiz este cheesecake foi há cerca de 3 anos, no primeiro jantar que organizei entre amigas completamente on my own. A ideia era fazer uma coisa simples mas que deixasse marca. Esta receita faz isso mesmo.

Emprestada do blog call-me-cupcake (que adoro e sigo), este cheesecake só “peca” pelo tempo que tem de ficar no congelador. Isto única e exclusivamente porque, depois de provar o recheio, a vontade é de o comer imediatamente. O lado positivo é que vale mesmo a pena esperar. E, na verdade, este defeito que lhe aponto é até uma virtude quando o tempo para preparar um jantar é escasso e queremos deixar uma sobremesa pronta de véspera.

A base é de oreo (está escondida nas fotografias o que é um erro porque merecia mais protagonismo) e o recheio uma mistura de natas, queijo creme e ricotta e frutos vermelhos. Quando o fiz, a pensar também no efeito visual, dividi o recheio para que se notasse a camada de morango e a camada de framboesas e mirtilos. Isto exige dois tempos de congelamento.  A verdade é que podem simplesmente juntar tudo e ficar com uma única camada. É isso que costumo fazer. E testemunho que fica delicioso!

Processed with VSCO with f2 preset

Cheesecake Gelado de Frutos Vermelhos

Para a base:

  • Pacote de 154g de Oreo original
  • 50 g de Manteiga

Para o Recheio

  • 140 g de Açúcar
  • 2 pacotes de Natas para bater, frescas
  • 300 g de Filadélfia
  • 250 g de Queijo Ricotta
  • Raspa e sumo de 1/2 Limão
  • 100 g de Morangos
  • 100 g de Mirtilos e Framboesas
  • Morangos, Framboesas e Mirtilos para decoração

Começa por fazer a base. Num robot de cozinha pica as oreos finamente. Derrete a manteiga e junta às oreos, misturando bem.

Decalca uma forma com papel vegetal e cobre com as oreos, formando a base com as mãos ou com a parte de trás de uma colher. Coloca no congelador enquanto preparas o recheio.

Bate as natas e começa a juntar o açúcar, uma colher de sopa de cada vez, incorporando bem entre cada adição. Quando tiveres chantilly, adiciona os queijos filadélfia e ricotta e mistura bem. De seguida, reduz os frutos vermelhos a sumo com a varinha mágica e junta ao recheio feito a partir das natas, cobrindo depois a base de oreo com o mesmo. Para obter duas camadas, tens de dividir o recheio a meio e, a uma das metades, juntar o sumo dos morangos e, à outra, o sumo dos mirtilos e framboesas. De seguida, cobres a base com uma das misturas e voltas a colocar a forma no congelador durante mais ou menos uma hora. Só depois poderás adicionar o restante recheio.

Deixa o cheesecake no congelador durante pelo menos 6h mas, idealmente, durante a noite. Tira-o 30 minutos antes de servir, decora com morangos, framboesas e mirtilos e está pronto a comer.

Untitled-1

4 thoughts on “Cheesecake Gelado de Frutos Vermelhos

  1. Olá, Clarinha! Ando sempre atrás de receitas para experimentar. Ontem, fiz o cheesecake do teu blog. Uau!! 👌🏻Uma delícia!! 😋 Para repetir ✌🏻️✌🏻

    Like

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s