A primeira vez que fiz este cheesecake foi há cerca de 3 anos, no primeiro jantar que organizei entre amigas completamente on my own. A ideia era fazer uma coisa simples mas que deixasse marca. Esta receita faz isso mesmo.
Emprestada do blog call-me-cupcake (que adoro e sigo), este cheesecake só “peca” pelo tempo que tem de ficar no congelador. Isto única e exclusivamente porque, depois de provar o recheio, a vontade é de o comer imediatamente. O lado positivo é que vale mesmo a pena esperar. E, na verdade, este defeito que lhe aponto é até uma virtude quando o tempo para preparar um jantar é escasso e queremos deixar uma sobremesa pronta de véspera.
A base é de oreo (está escondida nas fotografias o que é um erro porque merecia mais protagonismo) e o recheio uma mistura de natas, queijo creme e ricotta e frutos vermelhos. Quando o fiz, a pensar também no efeito visual, dividi o recheio para que se notasse a camada de morango e a camada de framboesas e mirtilos. Isto exige dois tempos de congelamento. A verdade é que podem simplesmente juntar tudo e ficar com uma única camada. É isso que costumo fazer. E testemunho que fica delicioso!
Cheesecake Gelado de Frutos Vermelhos
Para a base:
- Pacote de 154g de Oreo original
- 50 g de Manteiga
Para o Recheio
- 140 g de Açúcar
- 2 pacotes de Natas para bater, frescas
- 300 g de Filadélfia
- 250 g de Queijo Ricotta
- Raspa e sumo de 1/2 Limão
- 100 g de Morangos
- 100 g de Mirtilos e Framboesas
- Morangos, Framboesas e Mirtilos para decoração
Começa por fazer a base. Num robot de cozinha pica as oreos finamente. Derrete a manteiga e junta às oreos, misturando bem.
Decalca uma forma com papel vegetal e cobre com as oreos, formando a base com as mãos ou com a parte de trás de uma colher. Coloca no congelador enquanto preparas o recheio.
Bate as natas e começa a juntar o açúcar, uma colher de sopa de cada vez, incorporando bem entre cada adição. Quando tiveres chantilly, adiciona os queijos filadélfia e ricotta e mistura bem. De seguida, reduz os frutos vermelhos a sumo com a varinha mágica e junta ao recheio feito a partir das natas, cobrindo depois a base de oreo com o mesmo. Para obter duas camadas, tens de dividir o recheio a meio e, a uma das metades, juntar o sumo dos morangos e, à outra, o sumo dos mirtilos e framboesas. De seguida, cobres a base com uma das misturas e voltas a colocar a forma no congelador durante mais ou menos uma hora. Só depois poderás adicionar o restante recheio.
Deixa o cheesecake no congelador durante pelo menos 6h mas, idealmente, durante a noite. Tira-o 30 minutos antes de servir, decora com morangos, framboesas e mirtilos e está pronto a comer.
Olá Clara! Muitos parabéns pelo blog.
Adoro fazer cheesecake, mas nunca experimentei com base Oreio, aposto que fica delicioso.
Beijinhos
LikeLike
Muito obrigada!! Fica mesmo, o sabor das oreos contrasta muito bem com o recheio de queijo 🙂
Grande beijinho!
LikeLike
Olá, Clarinha! Ando sempre atrás de receitas para experimentar. Ontem, fiz o cheesecake do teu blog. Uau!! 👌🏻Uma delícia!! 😋 Para repetir ✌🏻️✌🏻
LikeLike
Fico mesmo mesmo contente que tenha ficado bem! É uma das receitas de que mais gosto, ainda bem que também gostou 🙂
LikeLike