O salmão é um peixe que se come muito cá por casa. Numa tentativa de fugir à monotonia, vou procurando, sempre que posso, pratos novos e diferentes em que o possa incorporar. Este prato é o ponto alto dessa busca.
Do blog Drizzle & Dip, que encontrei precisamente na procura de uma receita de hambúrgueres de salmão e pelo qual fiquei imediatamente apaixonada, o que vos trago hoje foi mais do que um sucesso: deixou, literalmente, todos a pedir um encore. E, em boa verdade, não há-de demorar muito até que o repita. Fiquei completamente rendida.
À parte dos hambúrgueres, aventurei-me, pela primeira vez, no mundo do pão, mundo esse que adoro. Até um bom pão seco me enche as medidas. Mas cozinhá-lo deixava-me sempre de pé atrás. Ora pela necessidade de arranjar levedura (o que é mais fácil do que achava) ora pelo tempo que demoraria, nunca tinha tentado, até agora, fazer pão. Mas muitas pesquisas depois, encontrei uma receita fácil, rápida e que, sobretudo, ficou incrível. Principalmente com o salmão. Melhor do que tentar passar o quão bom estes hambúrgueres foram é incentivar-vos a ir experimentá-los. Porque vão ficar-vos na memória. Sem dúvida.
Pão de Hamburguer
- 1+1/4 de chávena de Leite, morno
- 1 saquinho de Levedura (utilizei a levedura super activa da Vahiné, que vem em saquinhos. Acho de mais fácil utilização!)
- 2 colheres de sopa de Açúcar
- 1/3 de chávena de Manteiga, derretida
- 1 ovo grande
- 3+1/4 de chávena de Farinha simples. Usei mais duas colheres de sopa
- 1 colher de chá de Sal
- 1 Ovo+ 1 colher de sopa de Água, misturados, para pincelar os pães
- Sementes de Sésamo
Pré-aquece o forno a 200ºC. Cobre um tabuleiro de forno com papel vegetal.
Numa tigela, mistura o leite, a levedura, o açúcar, a manteiga e o ovo. Adiciona a farinha e o sal e incorpora usando uma batedeira com as varas de amassar postas. Como a minha batedeira está em final de vida, acabei a usar as mãos. O que recomendo porque é extremamente terapêutico! Pode ser necessário adicionar mais farinha à massa, sendo que o resultado final deverá ser uma massa que estica, sem partir.
Depois, divide a massa em bolas pequenas (eu obtive 9), coloca-as no tabuleiro já preparado e cobre com papel aderente. Deixa a massa levedar durante mais ou menos 30 minutos. Não vão crescer. Pelo menos não muito. Mas podes confiar e prosseguir.
Pincela os pães com a mistura de ovo e água e cobre com algumas sementes de sésamo. Depois é só colocar no forno durante mais ou menos 12 minutos, ou até que o pão doure. Usa 4 dos pães para os hambúrgueres e o restante pode, se quiseres, ser congelado.
Hambúrgueres de Salmão
- 250g de Lombo de Salmão
- 2-3 cebolas pequeninas
- 1 colher de sopa de Maionese
- 1 colher de sopa de Mostarda Dijon
- 1 colher de chá Coentros (usei secos)
- 2 colheres de sopa de Pão Ralado
- 1 cebola média
- 1 colher de sopa de Azeite
- Folhas de Majericão
Junta 1/3 do salmão, as cebolas pequenas, a maionese, a mostarda, os coentros e o pão ralado num robot de cozinha e pica tudo. Corta o restante salmão em pedaços pequenos e mistura com a pasta de salmão, utilizando as mãos humedecidas. Forma discos e coloca-os no frigorífico, cobertos com papel aderente, deixando-os por 10 minutos.
Enquanto esperas, carameliza a cebola média na colher de azeite, corta os pães, cobre as partes descobertas com manteiga e leva a tostar. Depois, grelha os hambúrgueres de ambos os lados, durante mais ou menos 5 minutos, para que não fiquem secos.
Coloca o hambúrguer na metade de baixo do pão, cobre com a cebola, algumas folhas de manjericão, a outra metade do pão e está pronto a servir.
Yummy😋
Já fiz o cheesecake!🍰
Quando conseguir, ponho a mão na massa do hambúrguer.🍔
LikeLike
São óptimos Professora!! Mesmo os menos adeptos de peixe adoraram :p
LikeLike