Hoje, dia da criança, a receita tinha de ser doce. Não só porque a doçura mais verdadeira é encontrada nas crianças mas também porque são elas, muitas vezes, os mais lambuzeiros. E quem não gosta de ver as faces de uma criança repletas de chocolate!
Por isso mesmo, e porque esta receita é o pretexto ideal para levar os miúdos para a cozinha, por ser tão fácil, hoje trago-vos uma receita que não é mais do que mousse de chocolate. Numa versão quente. Não há outra maneira de o descrever. No forno, ganhamos uma crosta de chocolate. Mas, por baixo disso, temos uma verdadeira mousse, com todo o seu sabor a chocolate.
Para aqueles que, como eu, precisam de um sabor mais ácido para cortar o chocolate, os frutos vermelhos ou um sorvete de limão são escolhas sempre certas. Para as crianças, acho que, singularmente, esta mousse será suficiente. Se as fizer sorrir, certamente bastará. E, neste dia, é mesmo isso que importa.
Mousse de Chocolate Quente
- 100g de Chocolate Negro
- 100g de Manteiga
- 100g de Açúcar em pó (basta passar açúcar granulado pelo robot de cozinha)
- 100 g de claras de Ovo (mais ou menos 3 ovos)
Pré-aquece o forno a 180º. Começa por derreter o chocolate com a manteiga, em banho maria.
Bate as claras em castelo e adiciona o açúcar, continuando a bater. Adiciona o chocolate derretido e incorpora gentilmente, utilizando uma espátula. Depois, reparte a mistura por tacinhas individuais, previamente untadas com manteiga, e leva ao forno durante 8 minutos. Se preferires ficar com bolinhos e não com mousse, deixa-os por cerca de 12 minutos. Retira do forno e serve imediatamente.