Ovos Benedict com Cogumelos

IMG_9602.jpgO Brunch é a refeição da “preguiça”. Acordar tarde, sem horas, juntar duas refeições numa e, idealmente, ficar-se na indolência o resto do dia. Agora que os tempos mais movimentados da vida de um estudante (leia-se época de exames) já estão quase a acabar, é precisamente isto que não me sai da cabeça: recuperar o sono, comer bem e aproveitar os dias para coisas de que gosto.

Com isto em mente, decidi trazer-vos duas sugestões de Brunch que adoro: os ovos Benedict e Panquecas com recheio de Chocolate, que ficarão para mais tarde. Hoje deixo-vos a primeira.

Vi Ovos Benedict pela primeira vez no Masterchef, num desafio em que os concorrentes tinham de cozinhar ovos de três maneiras diferentes. O molho, confesso, foi o que mais me chamou a atenção. Desde esse momento que queria, muito, experimentar esta receita pela primeira vez e, embora a oferta hoje em dia seja enorme, acabei por me aperceber que, como na grande maioria dos casos, este prato ficava muito mais em conta feito em casa.

Por isso, proponho-vos um Brunch em casa com um autêntico prato de restaurante. Que não deixa de ser fácil e muito rápido. Óptimo para quem quer voltar para a cama. Com um tabuleiro de coisas boas.

Ovos Benedict com Cogumelos

  • 2 Cogumelos Portobello
  • 1 Gema
  • 100 g de Manteiga derretida
  • 1 colher de sopa de sumo de Limão
  • 1 colher de chá de Mostarda
  • Sal e Pimenta q.b.
  • 2 ovos
  • Fiambre de Perú Fumado

Pré-aquece o forno a 200ºC. Começa por preparar os cogumelos, limpando-os como mostra este vídeo. Coloca-os num recipiente que possa ir ao forno, cobre com um fio de azeite e sal e leva a cozinhar durante mais ou menos durante 10 minutos.

Enquanto esperas, prepara o molho: aquece uma panela com água e coloca a gema numa taça que possa ir a banho-maria. Adiciona a mostarda e o sumo de limão e mistura tudo. Depois, vai adicionando uma colher de sopa da manteiga derretida, misturando bem entre cada adição e até terminares a manteiga. Tempera com sal e pimenta a gosto.

Retira o molho de banho maria e aproveita a água para fazer os ovos escalfados: tempera-a com sal, mexe com a vara de arames e com energia o centro da panela até que se forme um remoinho e coloca o ovo no centro. Espera mais ou menos 5 minutos e retira o ovo.

Coloca o cogumelo num prato, cobre com fiambre de perú, um ovo e o molho. Termina com  Salsa ou Cebolinho e está pronto a servir.

IMG_9481 copy.jpg

One thought on “Ovos Benedict com Cogumelos

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s