O Futebol nunca foi “o” desporto, para mim. Não por não gostar do jogo, mas por sempre me ter feito confusão as confusões que muitas vezes se vão arranjando à custa dele. Talvez seja muito inocente da minha parte, mas o futebol, para mim, deveria significar uma boa cerveja numa mão e uma grande bifana na outra. Clubismos e obsessões à parte.
Não querendo dissertar sobre o mundo futebolístico, que não é de todo a minha área, à uma parte de todas estas competições que me atrai sempre: os jogos da Selecção. Precisamente por ser posto de lado o “eu sou do clube x e tu do y”, e ser, basicamente, toda a gente pelo mesmo, cria-se um ambiente que, para mim que estou de fora, é do mais incrível que há. Não há nada como ver um jogo de Portugal, rodeado de Portugueses. A festejar juntos. E a acreditar juntos.
Com o início do Euro 2016 amanhã e por esta ser uma altura de união, e bem que precisamos de alturas assim, a receita vos trago hoje é perfeita para ver um bom jogo, com os amigos e muitos golos à mistura. Juntamente com os pedaços de frango que já vos mostrei, esta baguette bem recheada com alho e queijo é ideal para ir petiscando, sem tirar a atenção do jogo. E, como não exige prato, podem saltar à vontade. Que é mesmo isso que queremos. Força Portugal!!
Baguette de Alho e Queijo
- Uma baguette comprida
- 100g de Manteiga com Sal, à temperatura ambiente
- 1 colher de chá de Salsa seca
- 3/4 dentes de Alho, esmagados
- 50g de Queijo ralado, à escolha (usei flamenco)
Pré-aquece o forno a 200º.
Corta a baguette diagonalmente, em todo o seu comprimento (como nas fotografias). Mistura com uma colher, numa taça, a manteiga, a salsa, o alho esmagado e o queijo ralado, até teres tudo bem incorporado.Depois, coloca doses generosas da mistura entre cada corte da baguette.
Cobre com com papel de alumínio e leva ao forno durante 20 minutos. Depois, abre o papel e coloca a baguette de novo no calor, para que toste, mais ou menos 5 minutos. Está pronta a servir.