Panquecas com recheio de Nutella

IMG_9670.jpg

As Panquecas são dos pratos mais reconfortantes que podem sair de uma cozinha. Doces, acabadas de fazer, fazem-me sempre lembrar família e tardes passadas com pessoas de quem gostamos. Típicas no pequeno-almoço americano, vão entrando cada vez mais na nossa rotina pela sua popularização no Brunch e porque são dos pratos mais amados por crianças (ou menos crianças) em lanches mais ou menos festivos.

Estas, em especial, vão com certeza fazer as delícias dos miúdos e graúdos. Com um delicioso recheio de Nutella, são o par perfeito para os Benedict que já vos trouxe. Com frutos vermelhos, que cortam o sabor para os menos achocolatados como eu, ou só por si, estas panquecas são perfeitas para as manhãs de preguiça que pedem confort food. Por isso, e como o fim-de-semana está já aqui à porta, convido-vos a aproveitar esta primeira pausa da semana já em Verão com uma manhã longa na cama e boa comida a acompanhar. Porque estas coisas, o não fazer nada, também faz falta. E o Verão pede ritmos brandos.

IMG_9672.jpg

Panquecas com recheio de Nutella

  • Nutella
  • 100 g de Farinha
  • 1 colher de chá de Fermento
  • 1 pitada de Sal
  • 1 colher de sopa de Açúcar
  • 1 Ovo
  • 150 mL de Leite
  • Manteiga para untar a frigideira
  • Frutos Vermelhos para servir

Começa por colocar uma folha de papel vegetal num prato. Depois, com uma colher de sobremesa, retira Nutella do frasco e faz um disco fino com a mesma sobre o papel, utilizando a parte de trás da colher e fazendo movimentos circulares. Repete o processo seis vezes e depois coloca o prato no congelador, enquanto preparas a massa das panquecas.

Começa por juntar os ingredientes secos: a farinha, o fermento, o sal e o açúcar. Mistura-os e depois adiciona o ovo e o leite, mexendo bem com uma vara de arames para que fique tudo bem incorporado e sem grumos. A ideia é ficares com uma massa nem muito espessa nem muito líquida.

Prepara uma frigideira com a manteiga, e coloca 3 colheres de sopa de massa. Tem atenção para que o círculo de massa fique maior do que o círculo de nutella, para que depois a possas cobrir com mais massa. Quando acabares de colocar a massa na frigideira, vai até ao congelador e retira um dos círculos de Nutella. Coloca-o no centro da massa e cobre-o com mais massa. Quando esta começar a soltar bolhinhas, vira a panqueca com cuidado e espera cerca de 2 minutos para que massa coza. Depois, repete o processo com o resto da massa e dos círculos de Nutella, até que terminem, e tens um montinho de panquecas prontas a servir!

IMG_9671 copy.jpg

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s