Risotto de Cogumelos

IMG_1829.jpg

Sou uma arrozeira desde que pus o primeiro grão de arroz na boca. Sempre foi o acompanhamento de excelência nas culinárias caseiras da minha família e nunca me impus grandes limites na altura de me servir, de tal maneira que o arroz quase que passava a prato principal. Para terem uma ideia, passa a história na minha família de que eu, na minha doce inocência infantil, decidi responder à minha mãe o seguinte, quando ela me disse que já chegava de arroz: “Não, quero ficar gorda.”. E pronto, é isto. Arrozeira de facto.

Nada bate um arroz como o da minha avó ou da minha tia. Começa com o estrugido (sou do norte) e o seu cheiro maravilhoso. A folha de louro que nunca falta. E, toda a santa vez, o arroz sai solto e cheio, cheio de sabor. É uma arte. Que tenho vindo a aprimorar desde que me mudei para Lisboa.

E portanto decidi aventurar-me no Risotto. Doida, eu sei. Quem é que se lembra de tentar este prato quando ainda não sabe fazer o arroz como a avó? Eu. E posso dizer que correu bem. O risotto ficou maravilhoso, no ponto (suave por fora mas ainda com alguma consistência por dentro), cheio de sabor a parmesão a que uma aficionada por queijo como eu não diz que não.

Por ser uma receita simples, que até eu consegui fazer, achei que se adequava a este cantinho da internet. Espero que gostem deste prato que vou repetir, sem dúvida! Mas entretanto, já tenho outro risotto nos planos que, espero, corra tão bem como este para que vos possa trazê-lo 🙂

IMG_1830.jpg

Risotto de Cogumelos (4 pessoas)

  • 400gr de Arroz para Risotto (Arborio ou Carnali)
  • 300gr de Cogumelos, cortados
  • 1litro de caldo de Galinha ou Legumes
  • 2 cebolas
  • 1 colher de chá de Açúcar
  • 70gr de Manteiga
  • 100gr queijo Parmesão (reduzir para 70g se não gostarem de um sabor forte a queijo e podem ajustar ao vosso gosto)
  • Azeite virgem extra
  • Sal
  • Pimienta

Começa por picar a cebola finamente. Aquece uma frigideira e coloca um fio de azeite na mesma. Quando estiver quente, adiciona a cebola e acolher de açúcar. Baixa o fogo e deixa que cozinhe, até que a cebola esteja bem cozinhada, mas sem queimar! Junta os cogumelos e deixa até que estes diminuem mais ou menos até metade do tamanho original. Entretanto, coloca o caldo a aquecer.

Incorpora o arroz com os cogumelos, tempera e mexe bem durante uns minutos. Começa a adicionar o caldo da seguinte forma: transfere uma concha de caldo para a mistura de cogumelos e arroz e mexe com a colher de pão. Quando o caldo estiver quase todo evaporado, adiciona uma nova concha e continua a mexer. Repete o processo até que o arroz esteja pronto, sendo que, para ver isto, o melhor é provar.

Quando o arroz estiver pronto, adiciona a manteiga e o parmesão, ralado, e mistura tudo com a colher de pão, deixando depois repousar uns minutos. Serve imediatamente, com mais queijo parmesão por cima 🙂

Via:Los Tragaldabas

IMG_1828.jpg

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s