Tarte de Maçã

IMG_1666.jpg

Ainda que as temperaturas o contradigam, o Outono já chegou, oficialmente. Não há altura em que goste mais de cozinhar do que esta: a comida quente começa a chegar, receitas que servem de companhia para tardes embrulhadas em mantas, com um bom chá na mão e um filme na televisão. Confesso que não gosto particularmente de frio. Sou das pessoas mais friorentas de sempre e custa-me, mesmo mesmo muito, ter de sair de casa quando sei que vou tiritar na rua. No entanto, não podia gostar mais destes programas de sofá. Aliás, na minha opinião, poucas coisas batem tardes de domingo à lareira com a chuva a cair e a bater no telhado. Ah, o bom das temperaturas baixas. Mas estou a divagar.

A tarte de maçã é, sem dúvida, uma das minhas sobremesas favoritas. Faça chuva ou faça sol. Mas há qualquer coisa de diferente numa tarte de Maçã Outonal. Talvez seja porque a minha cabeça associa esta época do ano e uma Apple Pie de forma imediata. Cultura americana em demasia. Mas, de facto, é uma sensação maravilhosa sentir, num fim de tarde frio de fim de semana, o cheiro a Maçã e Canela invadir a casa. E saber que temos esta preciosidade à espera.

Deixo-vos, assim, esta receita para que recebam, de braços abertos, esta nova estação em que entramos que é, para mim, a mais bonita 🙂

IMG_1665.jpg

IMG_1662.jpg

Tarte de Maçã

Base

  • 80g de Açúcar em pó (podem triturar açúcar granulado)
  • 60g de Manteiga sem Sal, a temperatura ambiente
  • Pitada de Sal
  • 90g de Farinha
  • 1 Gema de Ovo

Mistura o açúcar, a manteiga, o sal e a farinha usando as mãos ou uma batedeira com um acessório próprio para misturar massa. Adiciona o ovo e incorpora bem. Pode ser necessário juntar mais farinha. Forma um disco com a massa e cobre com papel aderente, levando ao frigorífico durante duas horas ou então durante a noite. Depois de refrigerada, estende a massa com um rolo e cobre uma tarteira. Pica o fundo com um garfo e leva a massa de novo ao frigorífico, durante mais ou menos meia hora.

Puré de Maçã

  • 6 Maçãs à escolha (a minha mãe diz que as melhores para tarte são Reineta)
  • Pitada de Baunilha
  • Duas colheres de sopa de Açúcar
  • Canela a gosto
  • 1/4 de chávena de água

Corta as maças em cubos, depois de as descascares e retirares os caroços, e junta todos os ingredientes numa panela. Leva ao fogão em lume médio e, quando a água começar a ferver, reduz o calor, tapa a panela e deixa que as maças cozinhem por 1 hora.

Cobertura

  • 1 Maçã
  • 1 colher de sopa de Açúcar
  • Raspa de meio Limão
  • 5 quadradinhos de Manteiga sem sal

Começa por pré-aquecer o forno a 180ºC. Depois, retira a tarteira do frigorífico e recheia com o puré de maçã. Corta a maçã para a cobertura em fatias finas e dispõe sobre o puré. Mistura o açúcar com a raspa de limão e polvilha sobre a tarde, espalhando depois os quadrados de manteiga pela tarte.

Leva a tarde ao forno durante cerca de 35 minutos, ou até que as maçãs da cobertura dourem. Retira e está pronta a servir. Fica óptima com gelado de baunilha 🙂

IMG_1668.jpg

Via: Tartelette

 

One thought on “Tarte de Maçã

  1. Pingback: Cinnamon Buns

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s