Cinnamon Buns

Processed with VSCO with hb2 preset

As temperaturas mais baixas já se começam a fazer sentir, um pouco por todo o país, e está oficialmente aberta a época da comida de ronha: aquela comida que nos faz companhia em tardes de chuva, sem planos, a não ser de namoro com uma manta. Bem quentinha-como a sopa que tenho no fogão neste momento, enquanto vos escrevo.

Não consigo negar que esta é a minha época culinária favorita. Adoro receitas de outono, comida acabada de fazer que deixa cheiros de sonho pela casa, como é o caso da minha favorita Tarte de Maçã. A receita que vos trago hoje é outro exemplo assim: um prato sueco, que conheci pelo Ikea, confesso, e que traz um cheirinho a canela consigo que é, para amantes de especiarias como eu, um dos melhores perfumes que uma casa pode ter.

Estes, que posaram para a fotografia, ficaram bem douradinhos- estou a ser simpática- por cima porque o meu forno, por algum motivo, parece andar a cozinhar mais de um lado do que do outro. Ou talvez seja imaginação minha.

De qualquer maneira, estes cinammon buns ficaram maravilhosos: extremamente fofinhos, com um bom sabor a canela e doces q.b. A combinação perfeita para as tardes domingueiras que se avizinham 🙂

IMG_1677.jpg

Cinnamon Buns (cerca de 12)

Massa

  • 2 saquinhos de Levedura Activa
  • 1 chávena de Leite
  • 75g de Manteiga, à temperatura ambiente
  • 70g de Açúcar
  • 2+3/4 de chávena de Farinha (mais 1/4 de chávena se necessário)
  • 1 pitada de Sal

Recheio

  • 175g de Manteiga, à temperatura ambiente
  • 90g de Açúcar
  • 2 colheres de sopa de Canela
  • 1/2 colher de chá de cardamomo
  • Pitada de Baunilha

Massa

Coloca a levedura numa taça grande. Aquece o leite até que fique morno (sem ferver) e coloca sobre a levedura, mistura até que esta se dissolva. Adiciona a manteiga, o açúcar e a farinha. Mistura a massa à máquina, durante mais ou menos 15 minutos, ou à mão durante 20 minutos, até que a massa esteja macia e não se agarre à taça.

Cobre a massa com um pano de cozinha limpo e deixa que fermente, durante mais ou menos 60-90 minutos, até que o seu tamanho tenha duplicado. Quando estiver quase pronta faz o recheio e pré-aquece o forno a 200ºC.

Recheio

Mistura todos os ingredientes numa taça pequena. Corta a massa já pronta em dois pedaços iguais e estendo-os, com a ajuda de um rolo, em rectângulos compridos. Com uma colher, espalha o recheio pelos rectângulos e enrola-os, de um lado pequeno em direcção ao outro lado pequeno (ou seja, ao longo do lado de maior comprimento). Corta cada rolo em 6 (ou mais consoante o tamanho que se pretenda) rolinhos iguais.

Coloca os rolinhos num tabuleiro, sobre papel vegetal, ou então num prato de ir ao forno, como fiz, pincela o topo com um ovo batido e polvilha com açúcar. Leva ao forno durante 8-11 minutos, ou até que fiquem dourados- não te distraias como eu! :p

Retira do forno e serve imediatamente 🙂

Via Call me Cupcake

IMG_1681.jpg

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google photo

You are commenting using your Google account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s