Ingredientes em excesso. São, sem dúvida, um dos meus maiores defeitos na cozinha: compro o necessário (e mais um pouco) para uma receita, prometo a mim mesma que vou usar o que sobra num novo prato e acabo, passado alguns dias, com ingredientes estragados porque me esqueço completamente deles. É um desperdício e uma luta que tenho travado comigo mesma: usar tudo até ao fim.
Com isto em mente, criei duas receitas para usar o que ficou no frigorífico depois de fazer os Croque Madame de Salmão e os Tacos com Camarão e Salsa de Manga. O bom de ter ingredientes a mais é mesmo isto: criar. A maioria das receitas que faço é baseada no que vou encontrando na internet: mudo alguns ingredientes que não são fáceis de encontrar em Portugal, mudo formas de cozinhar, tempos, e outros pormenores. Mas quando tenho ingredientes perdidos na dispensa ou no frigorífico chega mesmo a altura de inventar mais um bocadinho. E esta é, também, uma parte que adoro em cozinhar.
Espero que gostem destas massas tanto como eu: autênticos pratos que não parecem, de todo, pensados apenas porque havia sobras. E dois, claro, porque atrasos aqui compensam-se com boa comida 🙂
Pasta Alfredo com Salmão Fumado
- 250g de Massa à escolha
- 3 colheres de sopa de Manteiga
- 1 Cebola pequena picada
- 200 mL de Natas
- 3/4 de chávena de Queijo ralado à escolha
- Sal e Pimenta q.b.
- 200 g de Salmão Fumado
Começa por ferver, numa panela, água salgada. Adiciona um fio de azeite e coloca a massa a cozer, até que fique al dente (ou mais um bocadinho se assim o preferirem).
Enquanto a massa fica a fazer, derrete a manteiga numa frigideira em lume alto e junta a cebola, deixando que amoleça. Adiciona as natas e deixa que levantem fervura, passando depois para lume baixo durante 3 minutos. Retira a frigideira do fogão e adiciona o queijo, o sal e a pimenta mexendo até que esteja tudo bem incorporado.
Retira meia-chávena da água onde a massa cozeu, escorre o resto. Adiciona a massa e a água que retiraste à frigideira com as natas e junta, depois, o salmão fumado. Leva a frigideira, de novo, ao fogão em fogo médio, e mistura tudo gentilmente até que a massa fique completamente coberta com o molho.
Retira do fogão e serve imediatamente.

Pasta com Camarão e Pimentos
- 250g de Massa à escolha
- 1 colher de sopa de Azeite
- 1 Cebola pequena picada
- Meio Pimento vermelho em cubos
- 1 Malagueta em cubos
- Sal e Pimento q.b.
- Alho em pó a gosto
- Camarão fresco, descascado
Começa por ferver água numa panela, temperada com sal. Adiciona um fio de azeite e a massa, deixando que coza até ficar no ponto.
Numa frigideira, coloca o azeite e leva a cebola a alourar. Depois, junta o pimento e a malagueta e deixa cozinhar por uns minutos, até que amoleçam. Tempera com sal e pimenta e adiciona o alho em pó. Coloca os camarões na frigideira e envolve, deixando que cozinhem até que fiquem rosados de ambos os lados.
Escorre a massa e junta à frigideira, envolvendo tudo, e serve imediatamente.